top of page

Travel Journal - Roadtrip NL->PT - Parte II França (Ondres)

  • Foto do escritor: Alexandra Calado
    Alexandra Calado
  • 7 de nov. de 2025
  • 4 min de leitura

Despedimo-nos de Tours com uma última caminhada no Parque Gloriette e partimos depois das 8h, quando o sol já dizia bom dia no céu. Prontos para mais uma viagem que hoje seria mais curta, cerca de 540km.


A nossa rota assemelhava-se mais ou menos a isto:


Rota Tours -> Ondres (França)



O tempo brindou-nos tímido nas primeiras duas horas, após as quais fizemos uma paragem em La Vienne, apenas a 35 minutos do famoso parque de temático Futuroscope, conhecido pelas suas inovações robóticas inspiradas no futuro. Aqui, fizemos uma caminhada tranquila na floresta circundante, um aperitivo para o que estava para vir.


La Vienne - França


Depois da caminhada estava hora de retomar a viagem, aproveitámos para tirar a selfie do dia, após a qual o nosso Blue tirou uma soneca.


Selfie do Dia 2 de Viagem - A caminho de Ondres


Hoje esperávamos um oásis no meio da natureza em Ondres, localizada ao pé da fronteira com a Espanha.


Ondres, é uma pequena cidade costeira de 5.000 habitantes, muito ligada à sua praia e pinhal. Relembra-me a vila onde cresci por ser costeira, ligada à sua praia e arribas (em vez de pinhais). Contudo, esta vila não é de todo turística como a que me viu crescer. É mais pacífica e integrada na natureza onde o seu pinhal ganha destaque. O pinhal de Ondres é historicamente explorado para madeira, telhas e resina, pode ser descoberto a pé, de bicicleta ou mesmo a cavalo. E era para lá que partimos, algures por entre o seu pinhal e a sua praia, morava o "nosso" Green Resort.


Passava pouco das 16h quando chegámos ao destino onde íamos pernoitar, enquadrado numa floresta rodeada de pinheiros, ali estava a nossa charmosa bangaló com o seu belo e singelo alpendre. A madeira reinava na sua composição e compunha muitos dos seus elementos.

Green Resort - Ondres, França


À sua frente jazia uma pergola de girassóis e uma pequena horta com tomates. Ao entrarmos na bangaló, fomos presenteados com um cartão de boas vindas e sabonetes feitos localmente. Um gesto muito atencioso que não passou despercebido. A nossa bangaló tinha um espaço bem aproveitado. A entrada fez-se através de uma grande janela de vidro trancada com um sistema inteligente, que dá para uma área de refeições com uma pequena televisão integrada na cozinha. Esta tinha pequenas janelas vista para o alprende. Ao lado uma pequena casa de banho dava assistência a pequenos dois quartos. Do outro lado oposto da cozinha, morava o nosso quarto, o quarto principal com casa de banho incluída e porta para o alpendre.


Cartão de boas-vindas - Green Resort, Ondres


Este era sem dúvida, um refúgio na natureza que nos convidou a uma caminhada na floresta "communale d'Ondres". Antes do sol se pôr, um caminho repleto de agulhas no chão abria caminho por entre os pinheiros e plantas cansadas do calor do verão. Embora a temperatura se situasse nos 24°C, havia pequenos sinais do Outono com folhas secas no chão. No entanto, o verão ainda não se despedira, algumas flores brotavam aqui e acolá e o seu cheiro satisfazia o olfato dos caminhantes.


Pinhal de Ondres


Explorámos os arredores do resort bem como a zona da restauração, a decoração e ambiente circundante apelavam, sem dúvida, ao verão.


Zona de restauração - Green Resort, Ondres


Na piscina as crianças davam os últimos mergulhos do dia. A fome abateu-se depois de um dia de viagem e duas caminhadas, decidimos que estava na hora de jantar.


O resort conta com três restaurantes, incluíndo um de Sushi. A nossa intenção era experimentar o restaurante de Sushi mas descobrimos que só está aberto até ao final do mês de Agosto. Sem essa opção, decidimos encomendar as nossas refeições num dos restaurantes ao pé da piscina e desfrutar do final do dia no nosso bangaló. Uma mesa de piquenique e duas cadeiras confortáveis compunham o cenário.


No nosso Alpendre comemos a última refeição do dia, as agulhas jaziam no toldo acima. O canto dos pássaros entoava no seio da floresta, a tranquilidade reinava neste entardecer.

Refeição no Alprende da nossa Bangaló - Green Resort, Ondres


O nosso Blue foi sem dúvida quem ficou mais feliz por estar rodeado pela natureza, não se nota?

Blue e a sua bola (antes e depois)


A bola viajou connosco dois dias, comprei de propósito para trazer na viagem. Ele divertiu-se à sua maneira. A bola não achou o mesmo mas ainda assim prosseguiu viagem. Acabámos depois por jogar fora considerando que deixara de ser útil. O que importa é que ela serviu o seu próposito e se ele ficou feliz, nós também.


Dia 2 - Noite em Green Resort, Ondres.


Assim foi a nossa segunda noite, tranquila e descansada com o nosso patudo, agora mais ambientado a esta nova rotina.


Estávamos prontos para atravessar a fronteira no dia seguinte.


Espanha, aqui vamos nós!


Não percam a Parte III desta aventura, disponível na segunda semana de Novembro!



Comentários


Sobre mim

20220914_133546.jpg

Apaixonada pelo mundo, pela vida, poesia e fotografia.

 

Autora dos livros de poesia:

Jardim da Minha Alma publicado pela PoesiaFãClube e Rota das Andorinhas.

 

© 2023 por Alexandra Calado. 

bottom of page